segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O status que vem do cinema



O cinema sempre encanta com suas histórias, faz com que os espectadores se transportem para cenários diversos, emociona ou até amedronta. Mas, não só de provocar reações que o cinema desperta as pessoas. A moda presente nas produções cinematográfica também influência a todos.


Exemplo de todo esse desenvolvimento e influência podemos ver em clássicos como Bonequinha de luxo feito pela atriz Audrey Hepburn, com seu vestido preto indefectível, James Dean no filme Juventude Transviada e Marlon Brando, em Um Bonde Chamado Desejo indiscutível a transgressão de comportamento, representado nestes filmes pelo Jeans e camiseta que se tornaram símbolo de contestação da geração da década de 1950.



Acredito que a busca pela semelhança da vida real com a do cinema é um dos motivos pelo qual muitas pessoas se inspiram nos filmes na hora de se vestir. Atualmente a contemporaneidade mostra os rígidos padrões de beleza e que se fazem claramente presentes nas histórias retratadas na telas hollywoodianas.

A exemplo cito o filme Sex in the city que retratada a realidade das mulheres de hoje, algumas vezes escravas da moda, sobretudo de marcas famosas em busca de um status quo na sociedade. Ao longo da trama o figurino chama atenção ñ apenas pela beleza mais pela presença das marcas famosas, tratadas como objetos de conforto sentimental, poder e autonomia.


Bem mais do que simples figurinos em histórias em sua maioria fictícias, a moda dos filmes projeta poder e dita leis estéticas como fazem as propagandas e as novelas. Hoje estas produções não lucram apenas nas salas de cinemas, mais também nos produtos que são inspirados nas estrelas dos filmes. Continuando com o exemplo da série americana Sex in the City que colocou no mercado muitas roupas e acessórios usados por Sarah Jessica Parker.

Nenhum comentário: