quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Gosto, cores e amores não se discute




O Bizarro está na moda? Sim, para contrariar tudo o que vemos e lemos no mundo da estética, que o belo é que é valorizado e o que é feio, ou melhor, o que foge aos padrões estabelecidos praticamente não faz parte do processo.

É o que podemos ver nas fotos das peças de roupas desenvolvidas pela marca alemã Miss Geschick & Lady Lapsus. Na primeira impressão que se tem ao vê-las é de algo bizarro, engraçado, mais por trás da brincadeira podemos destacar um contexto histórico.

O contexto ao qual eu falo, é o da década de 70, que buscava liberdade de expressão, paz e amor. Uma das formas de protesto era justamente a de se abster de tudo o que era materialista e desnecessário de acordo com os costumes hippies. Muitos adeptos dessa filosofia revolucionária que buscava mudança de costumes deixaram de se depilar, cultivavam barbas e cabelos compridos e em alguns casos extremos não tomavam banho.

Bom gosto ou não, a marca alemã conseguiu chamar atenção para questões importantes relacionada aos padrões estéticos de maneira engraçada, peculiar e diferenciada, já que os anos 70 voltaram com força total tanto no guarda roupa feminino, quanto no masculino. O difícil vai ser achar uma pessoa que tenha coragem de vestir essas peças....

Nenhum comentário: